terça-feira, 17 de maio de 2016

Baião de Três: Troféu Gonzagão aposta no banquete de ritmos do Nordeste



Em sua VIII versão, o evento homenageia Pinto do Acordeon, Zé Dantas e Carlinhos Brown.


Misturar a autenticidade da puxada da sanfona de Pinto do Acordeon com a riqueza cultural da obra de Zé Dantas, adicionar a pluralidade dos ritmos do timbal, fervidos com os atabaques de Carlinhos Brown. E servir! Está pronto o "baião de três", um prato nordestino que vai agradar aos paladares mais apurados que estarão presentes na noite de hoje, dia 17, no Garden Hotel, durante mais uma edição Troféu Gonzagão.

Esse foi o grande desafio proposto para a oitava edição do evento, que mais uma vez vai reunir grandes nomes da música brasileira, em especial aqueles que lutam pela preservação das raízes culturais do forró e demais ritmos de igual importância.


Realizado pelo Centro de Ortodontia Integrado (COI) e o Instituto Intercultural Brasil (INBRA), o evento vai homenagear o médico, compositor, poeta e folclorista Zé Dantas (in memoriam), o cantor, compositor e instrumentista que mais traduz a poesia e musicalidade nordestina, Pinto do Acordeon e o mais premiado compositor, arranjador, percussionista e produtor musical Carlinhos Brown.

Com o intuito de proporcionar uma noite memorável à altura de seu público artístico e demais convidados, o cardápio da festa vai além do "baião de três" e promete muitas outras iguarias que vão de A a Z, como Antônia Amorosa, Aldemário Coelho, Beto Brito, Cezzinha, Dorgival Dantas, Edmar Miguel, Genival Lacerda... passando pela "LETRA I" através de sua musa inspiradora Iolanda Dantas. 

É um verdadeiro banquete musical, durante o qual todos poderão brindar com o fino cristal da voz de Elba Ramalho, madrinha do Troféu. E de sobremesa, a doce voz de Marina Elali, neta de Zé Dantas, que veio representando o talento e a continuidade do legado de seu avô.

Durante o evento, Flávio José, Ivanildo Vila Nova, Xico Bizerra, Bernard Robert Charrue, Rodolf Freire, Pierre Landolt, Del Feliz, o artista popular Zé do Pife, Antônia Amorosa e Edmar Miguel serão homenageados e receberão o "Oscar do Forró": o Troféu Gonzagão 2016.

Idealizado Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, a primeira edição do evento foi realizada em 2009, homenageando o Rei do Baião Luiz Gonzaga. De lá pra cá, em sete edições, reuniu centenas de músicos e realizadores culturais, incentivando e difundindo as raízes culturais do nordeste através de grandes encontros.

Para Rilávia Cardoso, "o Troféu Gonzagão é a evocação de uma cultura que tem como bandeira o forró, é fruto da genialidade de um homem simples, cuja sabedoria e amor ao seu povo, revolucionou e construiu uma nova história que engrandeceu, definitivamente, o cancioneiro da música popular brasileira: Luiz Gonzaga. Se constitui, também, como uma forma de exaltar as brilhantes expressões artístico-culturais do nosso país", reforça a doutora.

À luz desse ideal, já foram homenageamos muitos dos seguidores de Luiz Gonzaga entre outros que perpetuaram a sua grande obra, quer seja como artistas, cineastas, escritores, ativistas culturais entre outros. 

A oitava edição do Troféu Gonzagão 2016, ocorre hoje, a partir das 19h no Teatro do Garden Hotel de Campina Grande.


Geneceuda Monteiro – Jornalista DRT/PB 1.640


Nenhum comentário:

Postar um comentário